quarta-feira, 28 de julho de 2010

Religião, família e informação podem afastar jovens das drogas, diz pesquisa.

Religião, família e informação podem afastar jovens das drogas, diz pesquisa.

Praticar uma religião, manter diálogo com a família e ter acesso a informações são atividades que podem afastar os jovens das drogas, segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgada nessa segunda-feira (12/7). O objetivo do estudo era analisar quais ações podem prevenir o uso de drogas entre adolescentes de baixo poder aquisitivo.

Para isso, 62 jovens, usuários ou não, foram submetidos a uma entrevista para listar as estratégias que eles consideram mais eficientes.

A religião foi a mais citada. Ao todo, 81% dos não-usuários praticavam alguma religião, contra 13% dos usuários. Manter laços familiares sólidos, mesmo que só com a mãe, e ter acesso a informações sobre os riscos da dependência foram fatores citados em seguida.

Nota: Apesar de tantas críticas dos céticos, a religião figura entre os motivos de afastamento das drogas.

A prática religiosa e a participação em comunidades religiosas pode ajudar, conforme verificou o estudo. É óbvio que isso não significa a impossibilidade de teremos jovens drogados, mas é uma comprovação da importância.

A religiosidade, para muitos entrevistados, adquire relevância na sua luta contra a dependência porque os motiva à crença em um ser superior que procura o seu bem-estar.

Outro aspecto enfocado é o da religião em família, ou seja, hábitos e conceitos religiosos que são transmitidos de pais para filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário